Representações sociais sobre a Covid-19 entre professores de IES privadas no Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumen
Este estudo objetivou analisar as representações sociais sobre a Covid-19 entre professores de IES privadas no Brasil. Participaram 78 professores, que tinham em média 36,71 anos de idade (DP = 7,4). Na coleta de dados, utilizou-se um questionário sociodemográfico e um teste de associação livre de palavras (TALP), com o estímulo indutor “Covid-19”. Os dados do TALP foram analisados pela análise prototípica, viabilizada pelo IRAMUTEQ. As representações sociais sobre a Covid-19 enfatizam o isolamento social como a principal estratégia para lidar com o risco de morte e com o medo da doença causada pelo novo coronavírus. Também fazem parte do campo representacional, elementos que se associam às repercussões psicossociais causadas pela pandemia, como a ansiedade, a solidão e a incerteza. Portanto, verifica-se que as representações dos professores refletem as experiências vivenciadas no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Política propuesta para revistas que ofrecen acceso abierto
Aquellos/as autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los/as autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cual estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons, que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación en esta revista.
- Los/as autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los/as autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).